março 20, 2008

Você pode curar


São sintomas frequentes na Doença de Alzheimer
que você pode curar.

Nunca se esqueça disso.

O que é a Doença de Alzheimer?


TEMPO E AFECTOS

Uma amiga minha, mulher de ideais e capacidade de concretizar projectos, reuniu todas as suas economias, deixou a sua anterior actividade profissional, estudou, viajou à procura de conhecimentos e fundou um Centro de Dia para Doentes com Demência ao qual deu o sugestivo nome de TEMPO e AFECTOS.

Pretende:

- Prestar um conjunto de serviços de qualidade aos Utentes e Clientes que deles usufruem.
- Manter o nível de autonomia dos Utentes o máximo de tempo possível.
- Desenvolver actividades estimulantes e capacitantes que se centrem nas necessidades dos Utentes.
- Promover um ambiente calmo e seguro que transmita confiança aos seus Utentes.
- Formar funcionários sensíveis às necessidades dos Utentes e com capacidade de responder às mesmas.

Possui serviços de Fisioterapia, terapia Ocupacional e Apoio às Famílias.

O horário de funcionamento do Centro de Dia é das 8h às 16h, todos os dias úteis.

O Centro de Dia inclui no seu espaço uma sala de actividades, sala de refeições, ginásio e jardim interior. Fica situado na Rua Augusto Gil, nº 29 A - 1000-063 Lisboa

Fruto do idealismo de uma mulher, o Centro está muito bem localizado, bem equipado, é acolhedor e dispõe de uma equipa técnica seleccionada com cuidado. Com um número limitado de utentes, o atendimento é muito personalizado e o ambiente familiar.


março 17, 2008

Alzheimer Madeira




Feira da Páscoa, para angariação de fundos e divulgação do trabalho da Delegação na Região Autónoma da Madeira da Associação Alzheimer Portugal

março 03, 2008

Tão verdadeiro!

10 Sinais de Alerta


Para o ajudar a determinar quais os sinais de aviso a procurar, a Associação de Alzheimer, elaborou esta lista de controlo dos sintomas comuns da doença (alguns deles podem ser aplicados a outras formas de demência).


Reveja a lista e – se notar vários sintomas indicados, a pessoa que os tiver deve consultar o médico, a fim de ser submetida a um exame completo.





1. Perda de memória

É normal esquecer ocasionalmente reuniões, nomes de colegas de trabalho, números de telefone de amigos, e lembrar-se deles mais tarde. Uma pessoa com a Doença de Alzheimer esquece-se das coisas com mais frequência, mas não se lembra delas mais tarde, em especial dos acontecimentos mais recentes.

2. Dificuldade em executar as tarefas domésticas

As pessoas muito ocupadas podem temporariamente ficar tão distraídas que chegam a deixar as batatas no forno e só se lembrarem de as servir no final da refeição. O doente de Alzheimer pode ser incapaz de preparar qualquer parte de uma refeição, ou esquece-se de que já comeu.

3. Problemas de linguagem

Toda a gente tem por vezes dificuldade em encontrar a palavra certa. Porém, um doente de Alzheimer pode esquecer mesmo as palavras mais simples ou substituí-las por palavras desajustadas, tornando as suas frases de difícil compreensão.

4. Perda da noção do tempo e desorientação

É normal perdermos – por um breve instante – a noção do dia da semana ou esquecermos o sítio para onde vamos. Porém, uma pessoa com a Doença de Alzheimer pode perder-se na sua própria rua, ignorando como foi dar ali ou como voltar para casa

5. Discernimento fraco ou diminuído

As pessoas podem por vezes não ir logo ao médico quando têm uma infecção, embora acabem por procurar cuidados médicos. Um doente de Alzheimer poderá não reconhecer uma infecção como algo problemático, e não ir mesmo ao médico, ou então vestir-se desadequadamente, usando roupa quente num dia de Verão.

6. Problemas relacionados com o pensamento abstracto

Por vezes, as pessoas podem achar que é difícil fazer as contas dos gastos, mas alguém com a doença de Alzheimer pode esquecer completamente o que são os números e o que tem de ser feito com eles. Festejar um aniversário é algo que muitas pessoas fazem, mas o doente de Alzheimer pode não compreender sequer o que é um aniversário.

7. Trocar o lugar das coisas

Qualquer pessoa pode não arrumar correctamente a carteira ou as chaves. Um doente de Alzheimer pode pôr as coisas num lugar desajustado: um ferro de engomar no frigorífico, ou um relógio de pulso no açucareiro.

8. Alterações de humor ou comportamento

Toda a gente fica triste ou mal humorada de vez em quando. Alguém com a Doença de Alzheimer pode apresentar súbitas alterações de humor – da serenidade ao choro ou à angústia – sem que haja qualquer razão para tal facto.

9. Alterações na personalidade

A personalidade das pessoas pode variar um pouco com a idade. Porém, um doente com Alzheimer pode mudar totalmente, tornando-se extremamente confuso, desconfiado ou calado. As alterações podem incluir também apatia, medo ou um comportamento inadequado.

10. Perda de iniciativa

É normal ficar cansado com o trabalho doméstico, as actividades profissionais do dia a dia, ou as obrigações sociais; porém, a maioria das pessoas recupera capacidade de iniciativa. Um doente de Alzheimer pode tornar-se muito passivo, e necessitar de estímulos e incitamento para participar.

Fonte: APFADA -Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer