novembro 13, 2007

21 de Setembro de 2007








O dia 21 de Setembro é assinalado internacionalmente como o Dia Mundial da Pessoa com Alzheimer.

A Delegação na Madeira da Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer - ALZHEIMER PORTUGAL, organizou um programa para este dia. Aqui fica o relato feito pelas técnicas da Delegação.

Jantar de Angariação de Fundos
- Teve lugar no Hotel Porto Santo Maria e contou com mais de 100 pessoas, muitas das quais, bem conhecidas da Delegação pois habitualmente são presença assídua nos eventos por ela organizados.
Neste Jantar predominou o simbolismo. Cada uma das mesas encontrava-se identificada com uma das atitudes que almejamos que toda a sociedade tenha face às Pessoas com doença de Alzheimer: solidariedade, respeito, carinho, esperança, dedicação, amizade, apoio, compreensão, ternura, amor, afecto, estima e generosidade.
Tendo em conta o novo slogan da Alzheimer Portugal: “ A indiferença, o abandono e a solidão. São sintomas frequentes da Doença de Alzheimer que você pode curar“, simbolicamente e de forma a contrariar o “sintoma” da indiferença cada um dos presentes foi convidado a acender as velas que se encontravam nas suas mesas, em representação das pessoas com doença de Alzheimer, que se encontram abandonadas à solidão.
Após a refeição procedeu-se ao visionamento de um pequeno vídeo intitulado “Testamento de um Doente de Alzheimer”. Este vídeo teve por base a obra de Lilian Alicke, a Presidente da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ) e remete para a importância da Abordagem Centrada na Pessoa.
Finalmente, os participantes foram convidados a pegar num dos balões que se encontravam na sala e, em conjunto, todos foram para o jardim onde, ao som de violino, os balões foram largados, tendo este acto simbolizado o compromisso de cada um de nós para com as Pessoas com Doença de Alzheimer.

1 comentário:

Rose disse...

SUPER INTERESSANTE ESSE BLOG, MARAVILHOSO,,,PARABÉNS.