setembro 05, 2008

Universidade Sénior Virtual em Lisboa


Promover o uso das novas tecnologias e ajudar a despertar o interesse pela aprendizagem ao longo da vida são os objectivos centrais da nova Universidade Sénior Virtual, apresentada em Lisboa.

A Universidade Sénior Virtual, que surge no âmbito da Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS), é um projecto apoiado pelo POSC (Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento).


Segundo Luís Jacob, responsável pela RUTIS - actualmente com 85 Universidades Seniores em Portugal -, este novo projecto vai ter aulas online, sugestões, informações úteis, fóruns, auditório com aulas em directo, uma mediateca e um ponto de encontro. "Pensamos que a adesão vai ser grande", disse.

Este projecto surge também das indicações da III Assembleia da ONU sobre o Envelhecimento, que se realizou em León (Espanha), e que vão no sentido de promover a autonomia dos mais velhos, aumentar a inclusão social e combater o isolamento e a discriminação por idade.

Luís Jacob explicou que a RUTIS constatou que desde há cinco anos as novas tecnologias têm sido a disciplina favorita dos alunos das universidades seniores espalhadas pelo país, o que revela que havia espaço para esta nova modalidade.

"História e Saúde deixaram de ser as disciplinas favoritas, sendo substituídas pelo inglês e as novas tecnologias", referiu.


Tal como nas restantes universidades seniores da rede, os 40 professores que já manifestaram interesse em dar aulas nesta escola virtual estarão em regime de voluntariado.

A RUTIS é uma Associação sem fins lucrativos, de âmbito nacional, de apoio aos seniores e às universidades e academias da terceira idade portuguesas.

fonte: jornal Público

2 comentários:

ana santos disse...

adorava fazer veluntariado a pessoas co a doença de alzheimer tenho muita paciencia e respeito já tive um caso na familia e sei como é. agradecia resposta

aoabrigada, ana

MEHC disse...

Olá, Ana Santos! Muito obrigada por passar por aqui e pela sua vontade assim expressa.Se está na Madeira, como eu, dirija-se à Delegação da Associação Alzheimer Portugal que fica neste endereço:
Av. Colégio Militar, Complexo Habitacional da Nazaré, Cave do Bloco 21 – Sala E 9000-135 Funchal
Telefone e Fax - 291772021
E-mail: Alzheimerfx@netmadeira.com
Se está em Lisboa ou noutro ponto do País, contacte a Associação Alzheimer Portugal:
Av. de Ceuta Norte, Lote 15, 3º Piso, Quinta do Loureiro, 1300 – 125, Lisboa.
Há ainda Delegações no Norte e Centro.Mais informações no site
http://www.alzheimerportugal.org

Um grande abraço e votos de bom trabalho.Apareça sempre.